OCLUSÕES VASCULARES

O que são?
OCLUSÕES VASCULARES

O que são?​

As oclusões vasculares, também chamadas AVO – acidentes vasculares oculares, são uma patologia da retina frequente. Como outras doenças do foro cardio-vascular, estão muitas vezes associadas a doenças como a Hipertensão Arterial, o colesterol elevado, a obesidade, a diabetes, a tensão ocular elevada, entre outras.

sintomas
OCLUSÕES VASCULARES

Quais os sintomas da doença?​

A perda mais ou menos súbita da visão de um dos olhos, sem dor ocular, costuma ser a forma de apresentação. Muitas vezes, é precedida por perda da visão com a sua recuperação ao fim de alguns minutos (chamada amaurose fugaz).

retina
OCLUSÕES VASCULARES

O que é que acontece na retina?

Pode tratar-se de uma oclusão das artérias, causa falha na irrigação da retina e morte das células responsáveis pela visão. Se se tratar de uma oclusão venosa com bloqueio do retorno do sangue, as veias ficam muito dilatadas, tortuosas e deixam extravasar o sangue, causando hemorragias múltiplas da retina. Em ambos os casos a oclusão pode ser de um ramo ou da própria artéria ou veia central da retina. Quanto maior o vaso, maior o dano da retina.

tratamento
OCLUSÕES VASCULARES

Qual o Tratamento?

No caso da oclusão da artéria, podemos ter uma intervenção rápida, com algumas manobras terapêuticas que devem ser realizadas nas primeiras 2-4h das queixas. Também é possível fazer tratamento na câmara hiperbárica dentro de algumas horas, se isso for viável. Portanto trata-se de uma emergência Oftalmológica.

No caso de uma oclusão venosa, o tempo para o tratamento pode ser mais alargado mas não deverá tardar, pois a retina está em sofrimento. O tratamento consiste em injeções de anti-VEGF associado à utilização do laser periférico.

prognóstico
OCLUSÕES VASCULARES

Qual o resultado prognóstico ?

Na oclusão arterial, o resultado é normalmente muito pobre, a menos que se consiga atuar muito cedo, no caso da artéria central da retina. No caso de se tratar de um ramo arterial, fica comprometido a área da retina irrigada, mas a restante retina continua a funcionar.

Na oclusão venosa de ramo venoso, recuperação é melhor pois há menos retina afetada. O contrário se passa com um ramo central da veia. Normalmente as injeções intra-vítreas de anti-VEGF permite obter uma boa resposta, embora para esta se manter será necessário manter um regime de retratamento que varia de doente para doente mas que poderá ser prolongado. Associado ao laser e/ou aos corticoides de longa duração permite, normalmente obter um grande ganho visual logo ao fim da 1ª ou 2ª injeção mas dependendo da gravidade do quadro inicial da oclusão e do tempo entre incio das queixas e início do tratamento.

Em caso de emergência ligue-nos

Não adie a sua consulta, fale connosco!

+351 261 325 925